Batistas Belforroxenses celebram Jubileu de Ouro

0
194

De 22 a 26 de março a Associação Batista Belforroxense realizou sua 49ª Assembleia, com a participação de 68 igrejas das 85 arroladas. Foram noites memoráveis com destaque especial para os pregadores da ocasião.

A primeira mensagem foi proferida pelo pastor Wanderley Batista Marins, presidente da Convenção Batista Fluminense (CBF) e 2° vice-presidente da Convenção Batista Brasileira (CBB). Outras mensagens foram transmitidas pelos pastores Edgard Barreto Antunes e Lécio Dornas (encerramento), ambos secretários da CBB, pela missionária Maria Helena Leão Santos e pelo pastor Dercinei Figueiredo, da Primeira Igreja Batista em Vicente de Carvalho

A origem da associação

A Associação Belforroxense, anteriormente chamada Riodourense, surgiu após uma proposta do pastor Benedito Sampaio de se dividir a antiga Associação Suburbana Fluminense, hoje Iguaçuana, em cinco áreas a fim de melhor ser realizado o trabalho nas igrejas de cada região. Foram então criadas as Caxiense, Meritiense, Centralense, Riodourense e Itaguaiense. O trabalho de cada uma delas, bem-estruturado, acabou dando origem a novas associações com o passar dos anos.

Nos dois primeiros meses de 1961 aconteceu a organização da Riodourense. A última sessão inspirativa foi no dia 21 de janeiro. Em seguida, pastores, diáconos e mais 121 mensageiros, após discutirem o assunto, deliberaram marcar uma reunião para o dia 5 de fevereiro para assentarem as bases de organização da nova associação.

No dia 23 de fevereiro, no templo da Primeira Igreja Batista de Belford Roxo, em reunião presidida pelo pastor Francisco Joaquim de Mendonça e secretariada pelo pastor Lourenço dos Santos Queiroz, e com representantes de 15 igrejas, foi organizada a Associação Batista Riodourense. Por ocasião da 53ª Assembleia da CBF, na Segunda Igreja Batista de Campos, o pastor Antonio Queiroz dos Santos comunicou a organização da associação, desmembrada da Suburbana, com 22 igrejas e 14 pastores.

Por ocasião de sua 38ª assembleia, realizada na Primeira Igreja Batista de São Vicente, em fevereiro de 2000, presidida pelo pastor Samuel dos Santos Conceição, a Associação decidiu mudar de nome identificando-a com o nome do município de Belford Roxo, já emancipado de Nova Iguaçu desde 1992.

O culto de aniversário

Não poderia passar em brancas nuvens a data de organização da Associação. No dia 23 de fevereiro, a Primeira Igreja Batista de Heliópolis – pastoreada pelo pastor Davidson Pereira de Freitas, diretor geral do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (STBSB), e hoje a mais nova igreja filiada à Associação Batista Belforroxense – recepcionou os batistas belforroxenses. Pregou, na ocasião, o pastor Mozar Lino da Frota Ramos, presidente da Associação Batista Iguaçuana.

49ª Assembleia, sessão por sessão

O tema da assembleia foi “50 anos investindo no Reino”, e a divisa foi o texto de Mateus 24.14: “E este Evangelho do Reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim”. O hino oficial foi “Graça e Salvação”, com letra traduzida pelo pastor Ricardo Pitrowsky.

A 49ª Assembleia foi realizada no templo da Igreja Batista Central de Belford Roxo, um dos mais belos e confortáveis da cidade. Seu pastor é Geovani Colares da Silva, há 25 anos à frente da igreja e também pastor há 25 anos.

Os destaques da primeira reunião foram a mensagem do orador oficial, a presença do diretor executivo da CBF, pastor José Maria de Souza, e a participação do coro Jubileu de Ouro, da Associação.

A Comissão de Indicações, liderada pelo pastor Ademir Pereira da Silva, apresentou a composição de diversas outras que dariam pareceres. Coube à Comissão de Indicações emitir pareceres sobre os relatórios do Conselho Administrativo, do Coordenador Geral e das organizações. Todos aprovados na íntegra com recomendações de apresentar alvos e projetos para 2012.

2ª sessão, igrejas e pastores homenageados

A reunião foi marcada pela presença de representantes do Lar Batista Pastor Antônio Soares Ferreira, pelo pastor Artur Geraldo Belmont e pelo representante da Juventude Batista do Estado do Rio de Janeiro, pastor Felipe Silva de Oliveira, que saudaram a Associação. Na ocasião foram homenageadas as igrejas cinquentenárias: PIB de Bom Samaritano, SIB de Areia Branca e PIB Novo Alvorecer. Foram também homenageados os ex-presidentes da Belforroxense, alguns vivos e outros já na eternidade.

Lideraram as homenagens o pastor Diego Nunes de Araújo e o irmão Libânio Barbosa de Oliveira. A parte inspirativa foi apresentada pelo Conjunto vocal Integração. O Conselho Fiscal, liderado pelo pastor Geraldino Carvalho Malaquias, apresentou parecer no qual recomendou a aprovação do relatório financeiro.

3ª sessão, mensagem missionária

A Comissão de Programas especiais para o programa da Associação cinquentenária propôs, e o plenário homologou, as seguintes propostas: Dia de Missões Municipais no último domingo de novembro, Inserção do Dia Batista de Oração Belforroxense no calendário da Associação Batista no último domingo de outubro, Comemoração permanente do aniversário da Associação adaptando a data de forma flexível. A União Feminina, as Mensageiras do Rei, os Embaixadores do Rei e a União Masculina também celebraram o Jubileu de Ouro da Associação. Foram considerados mensageiros de honra representantes de outras igrejas ou de associações. A mensagem foi proferida pela missionária Maria Helena Leão dos Santos, da JMN. Presente o vereador Denis Dautman, da edilidade de Belford Roxo e considerado visitante de honra.

4ª sessão, representantes da JMM e da JMN

Destaques para a presença dos representes da Junta de Missões Nacionais, pastor Fernando Brandão e o casal formado pelo pastor Cleber Faria de Souza e sua esposa Claudia Regina, além dos pastores Paulo Gonzaga e Davi Pina, representantes da Junta de Missões Mundiais, Othon Avila Amaral, representante do Conselho Editorial de O Jornal Batista, considerados mensageiros de honra. A Juventude Batista Belforroxense inspirou a programação. A Comissão de Indicações indicou o Conselho Fiscal, cujo relator foi o diácono Geraldino Carvalho Malaquias. O diretor executivo da JMN, pastor Fernando Brandão, brindou a associação aniversariante com uma placa recordativa de seus 50 anos. Pregou o sermão da noite o pastor Dercinei Figueiredo Pinto.

Encerramento e menções especiais

A Comissão de tempo e local apresentou seu parecer indicando a PIB em Parque São Vicente para receber a 50ª Assembleia. Representando a Ordem dos Pastores Batistas do Campo Fluminense esteve presente o pastor Augusto Carvalho Rodrigues. Também esteve presente o pastor Lécio Dornas, 2º secretário da CBB, foi o último orador a pregar nas comemorações.
Queremos fazer algumas observações para destacar a atuação do dedicado pastor Ronaldo Assis de Oliveira e de sua esposa Catiana Fernandes de Oliveira, que juntos trabalharam para o engrandecimento do Reino de Deus na Associação. Uma das boas comemorações jubilares foi a impressão da Bíblia com o logotipo da Associação e o tema “50 anos investindo no Reino”.

Também dedico o último parágrafo ao presidente Isaías Alberici, que com simpatia e tranquilidade conduziu as reuniões comemorativas do Jubileu de Ouro. O pastor Jonas Mendonça Sales também foi um instrumento de Deus para o sucesso de todo o trabalho. Igualmente o irmão Libânio Barbosa de Oliveira, relator das comemorações jubilares da Associação. Parabéns batistas belforroxenses pelo bom testemunho dado!

Othon Ávila Amaral
Membro do Conselho Editorial do OJB
Matéria extraída do OJB

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.