Novas Pessoas

0

Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!”(2 Co 5.17)

Um ato ou um processo? Quando entregamos a nossa vida a Cristo, imediatamente nos tornamos novas pessoas ou entramos num processo em que seremos renovados? A leitura das Escrituras nos mostram as duas realidades. Neste texto ressalta-se a primeira: somos perdoados e passamos a ser quem jamais fomos até então. Em Cristo somos feitos filhos de Deus (Jo 1.12-13) e recebemos como presente a assistência, o cuidado pessoal do Espírito Santo (Ef 1.13-14). Antes nenhuma das duas coisas era verdade em nós! Como filhos de Deus e envolvidos pela ação do Espírito Santo, somos agora pessoas novas, perdoadas, destinadas a nos tornarmos novas cada dia. Destinadas a aprender a viver uma vida nova.

Aí temos o segundo aspecto dessa novidade na vida. Paulo fala disso na carta Aos Efésios: “Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.” (Ef 4.22-24) Em Romanos ele também falou disso: “Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12.1-2)

Questiono-me o quanto tenho sido rejuvenescido pela comunhão com Deus! E você? Enquanto enfrentamos provas, enquanto vivemos neste mundo com seus desafios e transformações constantes, como estamos nos saindo espiritualmente? Estamos nos estagnando ou nos renovando? Estamos crescendo em expectativas quanto ao Reino de Deus ou estamos nos decepcionando por causa dos homens? Uma pessoa renovada por Deus aprende a olhar a vida do ponto de vista de Deus. Ainda que com grandes limitações! Aprender a reagir mais aos moldes divinos que humanos. Nesse processo de renovação nos reencontramos conosco mesmos. Andar com Deus nos leva ao nosso verdadeiro eu. E isso nos leva a crescer na experiência com Ele, que nos criou e nos ama. Uma nova pessoa, eis o que precisamos ser e podemos, por causa de Cristo!

ARTIGOS SIMILARES

0

0

SEM COMENTÁRIOS

Responda