Eu sou esperança às nações

0
20

Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim (João 14.6).

O nosso Senhor disse três grandes verdades neste texto: a Sua suficiência como o único caminho para o Pai; a única verdade da salvação e a verdadeira vida, a vida eterna, que nunca acaba (João 5.24; 10.28). A palavra para caminho é odos, significando estrada, jornada. É a qualidade excelente do caminho. Jesus é o próprio caminho. A única via de salvação do homem é Ele. Absolutamente, não existe outro caminho para Deus. A palavra usada para verdade é aleitheia que quer dizer a verdade absoluta, íntegra; verdade na esfera moral. Jesus é a verdade de Deus revelada nas Escrituras, na consciência do homem e na Criação, pois sem Ele nada do que foi feito se fez (João 1.3). Jesus também é a vida (zoe). Esta vida significa “plenitude absoluta de vida, tanto essencial como ética, que pertence a Deus e a Cristo […] É a vida ativa e vigorosa, dedicada a Deus, bem-aventurada, o quinhão – mesmo neste mundo – daqueles que depositam em Cristo a sua confiança, mas depois da ressurreição destinada a receber novos acréscimos (entre outros um corpo mais perfeito) e para durar eternamente (Thayer).

Jesus não é uma religião, mas o Verbo que se fez carne e habitou entre nós (aqui é a verdade e o ensino da encarnação, da Sua humanidade); e vimos a Sua glória como a glória do unigênito do Pai (aqui é a divindade do Salvador, cheio de graça e de verdade, ou seja, o único que tem mérito e autoridade espiritual e ética para salvar o homem (João 1.14). Por estas razões Ele é a esperança às nações. Portanto, não há outro caminho que conduza ao Pai, outra verdade que satisfaça o coração do homem e outra vida plena, perfeita fora de Jesus Cristo. Ele é a única esperança para os perdidos. Fora DELE, não há salvação (Atos 4.12). A religião é plenamente insuficiente para salvar, mas Cristo (Pessoa) é plenamente suficiente para fazê-lo. Há suficiência na obra vicária de Cristo Jesus. Ele é a nossa vida (Colossenses 3.4). O viver verdadeiro é Cristo Jesus (Filipenses 1.21).

Eu sou esperança às nações! Este é o tema da Campanha de Missões Mundiais de 2018, que nos leva a algumas reflexões: 1) Há suficiência em Cristo Jesus para buscar e salvar o homem perdido, de qualquer nação (Luc 19.10; Colossenses 3.11); 2) Nós temos essa mensagem no coração, descrita claramente nas Escrituras e na experiência ou testemunho de muitas vidas. Portanto, não podemos perder tempo (Efésios 5.16). Precisamos aproveitar todas as oportunidades para falarmos de Cristo; 3) Devemos orar para que Deus use os missionários que estão pregando o evangelho a outras nações para que haja mudança radical de vida. As nossas orações são uma verdadeira benção para os campos missionários; 4) Precisamos investir financeiramente no treinamento, envio e manutenção dos missionários transculturais. Eles são os nossos representantes distantes geograficamente, mas muito próximos no coração. Temos essa grande responsabilidade de orarmos e investirmos neles para que cumpram com fidelidade a missão que receberam de Deus em Cristo Jesus, no poder do Espírito Santo.

Jesus é a esperança às nações. Ele é o caminho, a verdade e a vida; é o pão da vida; a graça personificada; a luz do mundo; o médico dos médicos, que levou sobre si as nossas enfermidades com as nossas dores (Isaías 53.4,5); a ressurreição e a vida (João 11.25). Sim, Ele é a nossa suficiência. NELE somos mais do que vencedores (Romanos 8.37). Só Ele tem palavras de vida eterna (João 6.68). NELE temos a segurança do amor de Deus revelado nas Santas Escrituras (Romanos 8.38,39). Ele é o EU SOU revelado pelo Espírito Santo. Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1.29). Vivamos, pois, essa verdade de que Ele é a esperança às nações. Oremos, trabalhemos, invistamos e vejamos o poder de Deus agir na evangelização do mundo. Não podemos olhar para trás. Precisamos avançar na tarefa sublime de obedecermos à Grande Comissão deixada por Jesus (Mateus 28.18-20). Não vamos transformá-la na Grande Omissão. Eis a nossa convicção: Jesus é a esperança às nações para a Glória de Deus Pai!

Pr. Oswaldo Luiz Gomes Jacob
Pastor da Segunda Igreja Batista em Barra Mansa – RJ
Colunista deste Portal
pitzerjacob@gmail.com

Compartilhar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.