Não desanime, tenham ânimo!

0
3

“Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”. (João 16.33)

Manter o ânimo não é algo simples para todo mundo. Alguns de nós tem uma disposição melancólica. Mesmo que não haja uma razão concreta, um motivo aparente pode sentir-se desanimado. Como poeta que era Mario Quintana traduziu e expressou os diversos momentos da alma humana. Como um que perde o ânimo, disse que “A esperança é um urubu pintado de verde.”. Mas com um que não desanima, disse que “Vale a pena viver, nem que seja para dizer que não vale a pena”. Essa condição de poeta para lidar com a existência deve revelar-se em nossa atitude diante da vida. Principalmente em nós, que cremos no amor de Deus e escolhemos seguir a Cristo.

O que quero dizer com a condição de poeta, é que devemos perceber o poder que temos de mudar de atitude. Às vezes acreditamos tanto em nossas emoções, no sentimento de derrota que se sobrepõe a nós, que assumimos que de fato perdemos a luta. Esquecemo-nos de pensar que estamos apenas sentindo. Ainda que haja fatos que alimentem o sentimento, podemos procurar em algum canto esquecido os fatos que o contariam. E se procurarmos, encontraremos! Elizeu estava em Dotã e a cidade estava completamente cercada pelo exército sírio. Ele tinha um ajudante, um jovem, que vendo o exercito ao redor da cidade perdeu o ânimo. Então Elizeu orou: “Senhor, abra os olhos dele para que veja”. e o rapaz viu um exército de anjos, muito maior que o dos sírios, pronto para lutar por eles! (2 Rs 6.15-17)

Jesus disse que devemos manter o ânimo em meio às aflições, porque Ele venceu o mundo. A realidade não se compõe apenas do que está diante de nós ou do que sejamos capazes de fazer. A realidade também diz respeito ao que Deus pode fazer. E não há limites para o que Deus pode fazer. Devemos crer nisso e ficar em paz, mantendo o ânimo. Não porque temos a garantia de que fará o que desejamos ou esperamos. Mas porque sabemos que Ele nos ama e seja qual for a decisão que tome a nosso respeito, será a melhor para nós. Se entregamos nossa vida a Deus não são nossas falhas que o impedirão de nos abençoar, pois já nos deu a Sua graça em Cristo. Não devemos temer apenas crer. Crer que a resposta nos será favorável? Pode ser. Mas especialmente crer que Deus está cuidando de nós!

Compartilhar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.