Perdedores ou vencedores

0
9

“Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”. (João 16.33)

Vencer ou perder. Num mundo competitivo e desigual como o nosso essas palavras são muito valorizadas. Não há espaço e nem oportunidade para todos. Não há saúde, educação e nem segurança para todos. Há padrões estéticos exigentes: peso, cor da pele, forma do rosto, tipo de cabelo… nem todos são aprovados. A pirâmide social é naturalmente estreita na parte mais desejada. Quem lá está não cede espaço por nada e quem não está pode cometer o lamentável erro de fazer de tudo para lá chegar. E assim, de várias maneiras e a partir desses e de outros critérios similares, nos sentimos vencedores ou perdedores. Se vivemos como escravos da vida que criamos em lugar de viver como servos do Deus que nos amou e redimiu em Cristo, acabaremos nos medindo a nós mesmos por esses critérios. E sempre estaremos errados.

A mensagem cristã nos anuncia outra visão da vida. Uma visão que faz sentido somente pela fé, por isso desinteressa a tantos, visto que não creem, pensando ser a fé o reduto dos fracos. Fracos todos somos, mas alguns são iludidos. Somos limitados e importantes. O poder que jugamos ter é mais ilusão que realidade. Nossa vida não faz sentido de fato sem o amor e a presença de Deus e é em comunhão com Ele, conhecendo-o e submetendo-nos a Ele que a vida faz sentido. É o temor a Deus que nos leva à sabedoria que possibilita discernir a vida. Sem isso lutamos as lutas erradas, buscamos o que não satisfará e no fim seremos perdedores.

Pela fé em Cristo, mesmo diante de circunstâncias adversas, mesmo sofrendo faltas e impossibilidades, mesmo não chegando ao topo e sendo-nos negada a dignidade a que todos temos direito, ainda assim e apesar disso, somos vencedores. Porque pela fé em Cristo a vitória de Cristo é a nossa vitória. A vitória de Cristo é a vitória de quem jamais fica sozinho porque vive com Deus. De quem jamais fica desamparado porque sobre ele está o cuidado de Deus. De quem não se define pelas limitações ou fraquezas pessoais, pois a ele basta a Graça. Todos podemos ser vencedores em Cristo e todos seremos perdedores sem Ele. Lembre-se disso, anuncie isso e viva isso. Mantenha o ânimo. Cristo venceu o mundo que faz de todos nós, mais cedo ou mais tarde, apenas perdedores. Mas nele, somos mais que vencedores!

Compartilhar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.