Apenas Creia

0

“Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim.” (João 14.1)

Você já ouviu daquelas recomendações dos médicos, quando nos dizem: “Aqui está o remédio, mas procure não se aborrecer. Você precisa se livrar das contrariedades, dos aborrecimentos. Procure ficar mais calmo.” “Mas doutor, você precisar falar isso para o mundo à minha volta!” Poderia alguém responder. Afinal, naturalmente pensamos que as contrariedades e perturbações tem sua fonte fora de nós, ao nosso redor. Certamente que o mundo à nossa volta coopera, mas a fonte, o lugar que determina tudo, é nosso interior, nosso coração. O médico tem sua razão ao nos dar aquela orientação. Ele está nos pedindo para olhar e lidar com a vida de uma forma melhor do que estamos lidando. Jesus está nos dizendo algo parecido.

A leitura de João 13 nos mostra Jesus ensinando os discípulos a serem humildes. Ele lhes lava os pés. Os valores deles estavam errados. Eles queriam ser maiores. Cada um queria ser mais importante que o outro. Valores errados acabam em angústia e perturbação da alma. Em seguida avisa que um deles haveria de traí-lo, que todos iriam abandoná-lo e disse particularmente a Pedro que também o negaria, assim como os demais, e três vezes antes de amanhecer o dia seguinte. Mas apesar de tudo isso, Jesus disse a todos: não se perturbe o coração de vocês. O mundo iria parecer desabar ao redor deles. Eles falhariam, não entenderiam os acontecimentos, sentir-se-iam derrotados, desiludidos e frustrados. Mas deveriam permanecer crendo.

“Creiam em Deus; creiam também em mim.” Deus é aquele que tudo pode, que tudo sabe. Ninguém pode resistir a Deus. Ele é soberano. Jesus é a demonstração do amor desse Deus, Sua declaração a nós de que se importa. Jesus é a resposta definitiva de Deus aos nossos temores e impossibilidades. Sem Jesus dependeríamos de nós mesmos para chegar a Deus. Em Cristo, Deus veio o a nós e, crendo em Cristo, nós vamos a Deus. Jesus declarou: “Eu sou o caminho” (Jo 14.6). Os discípulos precisavam crer em Deus e em Cristo. Nós também. Crer nos leva a olhar a vida com outros olhos. Com os olhos da fé veremos o que ninguém verá. A fé alimenta certezas apesar das incertezas. Crendo poderemos ter paz em lugar de nos perturbar. Creia. Mesmo falhando e não entendendo Deus, creia.

ARTIGOS SIMILARES

0

0

SEM COMENTÁRIOS

Responda