Divergência que dá vida!

0
4

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12.2)

Acredito que sempre ajuda quando parafraseamos certos textos bíblicos, procurando compreender melhor seu significado. Por isso, consideremos as seguintes paráfrases sobre este:

“Não se encaixem nos esquemas que este mundo monta para a vida funcionar. Ao contrário, pensem de forma nova e diferente. Prefiram confiar na vontade de Deus. É nela que encontrarão o melhor da vida!”

“Não acreditem nas propostas de vida dos que não temem a Deus. Se vocês seguirem a multidão, agindo como todos agem, perderão o que tanto buscam. Transgridam o padrão do mundo inspirados pela fé. Creiam: a vontade de Deus é o cominho para o que lhes satisfará, realizará e fortalecerá.”

Creio que estas paráfrases declaram significados válidos para o texto escrito por Paulo. Elas nos colocam diante do fato de que a vida, como a organizamos, com seus valores e princípios, está cheia de equívocos, ilusões e enganos. Mas se crermos em Cristo, se crermos no amor de Deus por nós, teremos outra opção como caminhos para a vida. Podemos escolher nos inconformar ao padrão. E não estaremos sozinhos nessa jornada. Não seremos uma exceção, pois Deus tem influenciado a muitos. E o mais importante, Deus estará conosco. Não precisamos lidar com a vida contando apenas com nosso discernimento e força. Podemos contar com Deus! Pelo Seu Espírito, que Ele graciosamente nos dá, podemos ser ajudados a ver, a compreender e a sentir a vida de uma forma complemente nova.

Paulo experimentou isso. Ele disse que seus valores mudaram completamente: “o que era lucro para mim, passei a considera como prejuízo, como perda, pois descobri a verdadeira riqueza que está em conhecer e viver com Cristo” (Fl 3.7). Não se trata de um rompimento com a vida. Ao contrário, trata-se de um encontro com ela! O rompimento é com a falsa vida, com a vida que se elaborou na ausência de Deus, que se modelou inspirada na ambição e prepotência humanas. Deus nos amou e nos deu Jesus, pois Ele quer que vivamos de maneira plena, significativa e abundante! Não se acomode. Por causa de Deus podemos viver melhor. Com Ele há mais vida por aqui do que pensamos. E inspirados por Deus poderemos desfrutá-la. Inconforme-se e viva!

Compartilhar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.