Quais lições aprendemos com a greve dos caminhoneiros?

0

Quando os justos florescem, o povo se alegra; quando os ímpios governam, o povo geme.  (Prov. 29:2)

Essa greve revela a fratura exposta de um governo fraco, corrupto, injusto, perdulário, ineficiente, ineficaz e altamente bronco e insensível. Também, a dependência logística de transporte rodoviário em detrimento dos ferroviário e hidroviário. Mostra claramente que somos um país a reboque, sem planejamento a longo prazo. Temos planejamento de governo e não de Estado. Também, revela a dependência de combustíveis fosseis. Denota que os homens e as mulheres que guiam os caminhões precisam de preços mais justos do frete, combustível e condições mais dignas de trabalho.

Aprendemos que o Brasil não pode mais conviver com o modelo que está posto. Temos um Congresso desqualificado, fraco, gastador, ineficiente, ineficaz e corrupto. Um judiciário, com poucas exceções, comprometido com atos espúrios. Como necessitamos de uma revolução de princípios éticos, de educação, de segurança, saúde e atendimento aos que mais precisam! Está muito claro que quem falha em planejar, planeja falhar. Somos chamados a participar de uma mudança radical neste país. É primordial que unamos todas as forças da sociedade civil em torno de um projeto de País a longo prazo e factível.

É urgente e necessário que promovamos uma discussão ampla, sem cor partidária pensando o País, nos seus problemas e como podemos solucioná-los com dedicação e excelência. Convocar os vários setores produtivos, as ONGs, entidades de classe, igrejas,  universidades para o desenvolvimento sustentável. Necessitamos de um PACTO DE RECONSTRUÇÃO NACIONAL, tornando o Brasil viável e sustentável. Desejamos ofegantemente um País de vanguarda.

Ordem e progresso devem nortear a construção de um país novo, robusto, justo, inclusivo, moderno, inteligente, promovendo a distribuição justa de renda, impostos mais coerentes e justos, que tragam retorno ao cidadão que os paga com sacrifício e patriotismo. Uma saúde de qualidade, transporte de massa eficiente e eficaz, segurança plena para a população, bolsas de estudos para alunos mais pobres, parcerias público-privadas com leis claras e justas.

Sonhemos com um Brasil pujante, íntegro, justo, zeloso, econômico e comprometido com a excelência porque o bom é inimigo do ótimo. Que Deus, nosso Pai, nos inspire e use para a formação de um país que O glorifique, um país educado, transparente, comprometido com o emprego e a renda justos. Que Deus abençoe o nosso amado Brasil!

Pr. Oswaldo Luiz Gomes Jacob
Pastor da Segunda Igreja Batista em Barra Mansa – RJ
Colunista deste Portal

ARTIGOS SIMILARES

0

SEM COMENTÁRIOS

Responda