Ele nos fez! Somos Dele?

0
“Ele nos fez e somos dele: somos o seu povo, e rebanho do seu pastoreio.” (Salmos 100.3)

O salmo 24 declara: “Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem, pois foi ele quem a fundou sobre os mares e firmou-a sobre as águas.” (Sl 24.1-2). A perspectiva de vida que aprendemos a partir das Escrituras apresenta-nos Deus como o Senhor e Dono de todas as coisas. Nada do que existe, existiria sem Ele. Nada seria como é sem Ele. Cada átomo e cada montanha, cada molécula e cada ser vivo, é e existe porque Ele fez. Ele é o Criador. Foi Ele quem pensou e decidiu como cada ser e coisa deveria ser. As realidades e potencialidades do mundo foram decididas por Ele. De nossa parte, como seres que falam de dentro do mundo, tudo isso é grande demais e trabalhamos com possibilidades e casualidades. Mas nada surpreende ou deixa o Criador em dúvida. Ele conhece tudo e a Ele tudo pertence.

Mas em que isso muda a minha vida ou a sua vida? Depende de como respondemos a esta perspectiva. Temos a liberdade de despreza-la. Temos a possibilidade de criar nossa própria concepção de mundo e da vida. Podemos viver como se Deus não existisse. Podemos entender que o ser humano, e não Deus seja o criador. Podemos crer, inclusive, que foi o ser humano quem criou Deus. Há quem creia assim. E assim a afirmação bíblica em nada afetaria nossa vida, pelo menos por um tempo. Contaremos apenas conosco mesmos, dependeremos do que formos capazes de fazer com nossa existência e estaremos sujeitos ao que nos acontecer. Mas também podemos crer na perspectiva bíblica. Podemos mergulhar nas suas afirmações e a partir delas mergulhar no mundo à nossa volta e nos maravilhar com os múltiplos sinais do Criador. Podemos nos impressionar com cada pequena parte desse grande universo e ver nela a grandeza de Deus. Diante das catástrofes pedir ajuda e com mais cuidado pensar nos males que temos criado neste mundo criado com tantas bênçãos.

Porém, o mais espetacular é quando nos vemos, não apenas como obras de Suas Mãos, mas como seus, como gente que pertence a Ele e de quem Ele cuida como um pastor cuida de suas ovelhas. Aí é que verdadeiramente tudo muda. E o que nos possibilita este lugar de pertencimento maravilha ainda mais que a bela criação: o Seu amor por nós. O Criador é amoroso. Existimos porque Ele nos criou e podemos viver recebendo Seu cuidado e ajuda porque Ele nos amou. O salmista de uma única vez nos lembra das duas coisas. “Ele nos fez e somos dele”. Ele me fez, mas há algo mais: posso ser dele. Posso dar-me a Ele pela fé em Seu amor. Sendo dele, sou livre para ser eu mesmo, mas não dependo unicamente de mim ou do que possa vir a acontecer. Deus, dono de tudo, intervém. Nas coisas e fatos, muitas vezes. Mas, especialmente em mim mesmo, na medida em que sou dele. E quando Ele intervém em mim, intervém em tudo. Crer nisso muda tudo! Ele nos fez. Somos dele?

ARTIGOS SIMILARES

0

0

SEM COMENTÁRIOS

Responda