Anorexia Espiritual

0

Anorexia se define por uma perda de apetite que leva as pessoas ao emagrecimento e, até a morte, mas, na maioria das vezes quando nos referimos a esta palavra na verdade estamos falando sobre anorexia nervosa que se trata de uma enfermidade de ordem emocional onde as pessoas têm a ilusão de serem gordas e estarem fora do padrão corporal exigido pela sociedade. Aqui, especificamente, será empregada a palavra no sentido metafórico, de alguém que perdeu o estímulo, o desejo, o interesse pelas coisas espirituais.

Quando as pessoas perdem o interesse pelo Reino de Deus e começam a viver uma espiritualidade rasa, superficial e aparente, elas entram na mesmice da religiosidade e começam a sofrer as consequências desta vida dúbia; os milagres se tornam cada vez mais difíceis de serem experimentados; as frustrações se agigantam ofuscando qualquer agir do Pai; as derrotas começam a fazer parte de sua história. Surge uma série de sintomas que ajudam a diagnosticar alguém que esteja passando por tal situação.

O primeiro sintoma apresentado pelo anoréxico espiritual é a fraqueza. Pode chegar ao ponto de não ter mais vontade de ler a Bíblia, orar e desempenhar a função pela qual Deus o chamou. Esta pessoa passou a ser uma mera frequentadora de igreja, sem qualquer compromisso com a noiva de Cristo. Sua vida espiritual passou a se restringir apenas aos horários das reuniões congregacionais.

O segundo sintoma é o comprometimento da visão. O anoréxico vê o problema sempre maior que o poder do seu Deus; já não se empolga tanto com a possibilidade de, no futuro, estar no céu com o Senhor; sua visão se tornou absolutamente terrestre, atrofiada, míope.

O terceiro sintoma é que ele fica exposto a todo o tipo de enfermidades, principalmente as de ordem emocional e espiritual, através de influências malignas. Quanta gente enferma dentro das igrejas, feridas na alma, decepcionadas, frustradas, amarguradas. Gente cheia de esquisitices e verdadeiras paranoias. Gente que precisa ser removida urgentemente para uma UTI espiritual.

O quarto sintoma desta pessoa é se tornar dependente de alguém, como se fosse um aleijado. Vive sempre na dependência de alguém e não consegue caminhar sozinho; vive mendigando oração dos outros como se não tivesse mais livre acesso ao Pai. Sua espiritualidade está apoiada no seu líder espiritual, cônjuge, pais, filhos, amigos, etc.

O quinto sintoma do anoréxico espiritual é que vive tendo vertigens.  Ele perde a noção das coisas e começa a brincar com o pecado como fez Sansão; como a definição literal da palavra (vertigem), ele tem a ideia de que tudo deve girar em torno de si mesmo e de que tudo deve ser exatamente do seu jeito.

O sexto sintoma desta anorexia é a sensação de tremores. Uma pessoa que se tornou extremamente insegura e incapaz de exercer qualquer ministério dentro da igreja; sempre acha que tem alguém que fará as coisas melhor do que ela.

O sétimo e último sintoma do anoréxico aqui apresentado é que ele acaba se tornando incapaz de ingerir um alimento mais sólido. Torna-se sensível demais e já não gosta de ouvir uma palavra mais dura de seu líder ainda que seja oriunda das Sagradas Escrituras.

Destarte, se estes sintomas tem feito parte de sua vida é sinal de que você tem se alimentado de maneira errada e pode estar sofrendo desta síndrome; quem sabe não se equivocou com o real sentido da religião e a buscou como fonte; pode ser também que você tenha conhecido a Deus apenas no seu intelecto, ou seja, de ouvir falar e não tenha tido uma experiência real com Ele. Se esta for a sua condição hoje, eu lhe convido a buscar o verdadeiro pão que poderá saciar verdadeiramente a sua alma, Jesus Cristo de Nazaré.

“Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.” (Jo 6.47,48 e 51).

Por Juvenal Oliveia Netto
Colaborador deste Portal

ARTIGOS SIMILARES

0

0

SEM COMENTÁRIOS

Responda