Fé em tempos de crise

0

Ele respondeu: ‘Porque a fé que vocês têm é pequena. Eu asseguro que, se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: vá daqui para lá e ele irá. Nada será impossível para vocês’. ” Mateus 17:20

Todos os dias podemos enfrentar situações que nos afligem: problemas, provações e tragédias. Ao deparar com esses acontecimentos, normalmente nos perguntamos: Por quê? Onde está Deus? Eu mereço isso? Muitos se perdem nesses questionamentos exatamente por não compreenderem o que seja a fé.

Muitos têm a ideia de que fé é crer em algo que a gente sabe não ser verdade! Para estarmos aptos a caminhar pela fé e termos vitórias em nossas dificuldades, é necessário corrigir várias noções do que seja a fé.

A Palavra de Deus em Hebreus 11:1 define “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a certeza das coisas que não se veem”. Esta não é a fé que muitos professam, aquela que é só de saber da existência de Deus. Essa fé só é lembrada na hora do desespero e da dificuldade. É uma fé vazia e sem consistência!

A fé verdadeira significa confiança, fidelidade e esperança e é produzida pelo trabalho íntimo do Espírito Santo em nossa alma. É o alimento que nutre e fortalece o nosso espírito, a ponto de nos capacitar para suportar as adversidades, equipando-nos a viver uma vida cristã que agrada a Deus. A fé que nos sustenta difere da credulidade, porque aquilo que a fé tem confiança é verdadeiro de fato. A fé é uma confiança do coração e não apenas uma aquiescência intelectual. Através desta fé conseguimos ver muito além do natural: vemos o sobrenatural de Deus em ação, “porque vivemos por fé, não pelo que vemos”, conforme nos afirma a Palavra em II Coríntios 5:7.

A fé verdadeira vem por se ouvir mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a meditação na Palavra de Deus, de acordo com o que o Apóstolo Paulo nos afirma em Romanos 10:17. A fé é conquistada à medida que você se dedica a aprender a Palavra de Deus e através dela vai conhecer melhor a Deus e reconhecer a vontade Dele para a sua vida: “porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa” (Hebreus 10:36).

Mesmo quando tudo parecer difícil e sem solução, é preciso crer que Deus tem uma recompensa para a pessoa que persevera na fé. A recompensa da fé está em vista com os exemplos de Abraão, Noé, Moisés, Jó e muitos outros.

Quando perseveramos, Deus nos concede bênçãos e no tempo certo faz o que você espera! Você poderá obter de Jesus a mesma resposta dada à mulher Cananeia, registrada em Mateus 15:28: “Ó
mulher, grande é a tua fé! Seja isto feito para contigo como tu desejas”.

 

Por Izilda Portela  – Graduada em Jornalismo, pós-graduada em Terapia de Família e em Liderança Avançada pelo Instituto Haggai Singapura.

ARTIGOS SIMILARES

0

0

SEM COMENTÁRIOS

Responda