Sentido e Intencionalidade

0
5
“Era-lhe necessário passar por Samaria. Assim, chegou a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José. Havia ali o poço de Jacó. Jesus, cansado da viagem, sentou-se à beira do poço. Isto se deu por volta do meio-dia.” (João 4.4-6) 

Em um mundo corriqueiro muita coisa boa tem acontecido. A tecnologia é uma das coisas que nos mostra como o ser humano é criativo e capaz de fazer tanta coisa interessante. Ao mesmo tempo é o mesmo ser humano que promove tanta desigualdade e tanta desgraça em um mundo como o nosso. Em meio a esse tumulto, como fica o sentido de vida de cada ser humano? Onde as pessoas encontram sentido para suas existências? Às vezes não encontram e existem perdidas pra lá e pra cá. Como a decisão de Jesus de atravessar por Samaria nos comunica algo sobre sentido existencial? Ao olhar com carinho para alguns detalhes, aprendemos lições preciosíssimas.

Jesus poderia escolher outro caminho para chegar em seu destino final. Mas ele foi intencional. Ele queria encontrar a mulher que será citada em breve no texto de Jo 4. No encontro, Ele lembrou a mulher sobre a fonte inesgotável da qual ela veio. Ele a lembrou que ela poderia ser um ramo ligado à Videira e de lá receber a seiva que poderia trazer sentido para ela, como é citado em João 15.  Isso não foi por um acaso. Isso foi proposital. O Criador de todas as coisas e Aquele que dá sentido para todas as coisas decidiu tocar o coração daquela mulher com sentido existencial. E Ele continua sendo intencional até hoje.

Jesus tem sede. Sede de doar vida aos que Ele ama. Sede de encher as pessoas de seiva e de sentido. Sede de que O conheçamos. E os poços de Jacó estão espalhados por aí. Eles são as oportunidades que Cristo gera para que desfrutemos de seu amor, de sua sabedoria e de sua presença. No texto que lemos isso se deu ao meio dia. Mas qualquer hora e hora para encontrá-lo. Basta que escolhamos dar um passo nessa direção e que nos deliciemos em tudo que Ele é, sendo supridos de sentido e de um afeto que não há mais em lugar algum, a não ser naquele que é o Autor de nossa história. Assim como Ele intencional, faça a escolha de ser também. Se lance n’Ele hoje e seja suprido da eternidade que você precisa.

Compartilhar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.