Heróis de Verdade

0
74

“Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade.”(Provérbios 16.32)

O livro de Provérbios é uma fonte de bons conselhos. Durante minha juventude me beneficiei bastante de sua leitura. Como tem 31 capítulos, decidi ler um capítulo por dia durante os meses do ano que tinham 31 dias. Fiz isso por dois ou três anos. Posso testemunhar que, influenciado por essa leitura, evitei muitos erros e algumas vezes minha prudência abriu portas importantes para meu futuro. Lembrei-me disso porque fui uma criança muito dada a valentia. Não sei bem o que me influenciou, mas, durante os primeiros anos da escola estava sempre me envolvendo em brigas. Eu gostava da fama de valente, embora, sinceramente, não tivesse um físico que intimidasse mesmo os meninos mais franzinos!

Naquele tempo a leitura deste verso me tocou profundamente. Por todo lado, parece que as mensagens eram sobre o valor da força, sobre a necessidade de se impor. E então a Palavra de Deus atrai o meu olhar para uma outra direção: é melhor o paciente do que o valente! Há mais valor em controlar o próprio ser do que em conquistar uma cidade. Isso me pareceu doce, e de fato é. Isso é divino! A paciência e a mansidão são divinas! Os verdadeiros heróis são aqueles que vencem a si mesmos, que subjugam seus próprios ímpetos, que controlam a própria ira. Uma família saudável é uma família que aprende e ensina isso!

Há diversas virtudes associadas a esta atitude ressaltada por Salomão: humildade, bondade, serenidade, amabilidade, etc.. Se nos descontrolamos, como haverá qualquer delas em nós?! Se temos dificuldades com nosso temperamento, precisamos nos precaver e precisamos buscar mais a Deus. O fruto do Espírito Santo em nossa vida nos levará à paciência e ao domínio próprio. Não devemos justificar nossa agressividade pelo motivo que a despertou. E, principalmente, não devemos agir com agressividade dentro de casa. Isso não agrada a Deus e não edifica nossa família.

Compartilhar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.