Pais e Filhos

0
34

devocional

“Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. “Honra teu pai e tua mãe”, este é o primeiro mandamento com promessa: “para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra”. Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor.” (Efésios 6.1-4)

A fé cristã sempre nos propõe normas relacionais que visam produzir o melhor em nós e no outro, pois o valor supremo da fé cristã é o amor e o amor não causa danos. O amor, ao contrário, propicia sempre o melhor. Com o pecado a vida ficou bastante confusa e o nosso verdadeiro problema é relacional. Por nos relacionarmos mal com Deus, nos relacionamos mal conosco. Por nos relacionarmos mal conosco, nos relacionamos mal com os outros, inclusive os de nossa própria família.

Não existem pais perfeitos e nem filhos maravilhosos, exceto em nossa imaginação e exagero. Somos todos fracos e falhos. Pais falham com filhos e filhos falham com pais. O que precisamos fazer é nos amar e, como cantou Renato Russo – “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, pois se você parar pra pensar, o amanhã não há!”. E isso se aplica a pais e filhos que, inclusive, é o título da música. Devemos, em amor, realizar nosso papeis familiares com sabedoria. Paulo destaca dois aspectos: aos filhos cabe a obediência e aos pais o respeito à individualidade de seus filhos.

Filhos desobedientes desonram a Deus e ferem a relação familiar. Pais que exigem obediência em questões que desrespeitam ou em níveis que humilham seus filhos, também desonram a Deus e ferem a relação familiar. Na relação entre pais e filhos é preciso observar o crescimento e o amadurecimento para que obediência aos pais e respeito aos filhos possam ser atitudes abençoadoras para ambos. Os pais devem ser imitadores de Deus na relação com seus filhos e ensina-los a conhecerem e amarem a Deus. Quanto melhores pais formos, mais fácil fica ensinar esse amor, porque os pais são a primeira imagem de Deus em nossa vida. Que Deus nos abençoe para que sejamos famílias saudáveis, como deve ser uma família cristã!

Compartilhar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.