Um lugar apropriado

0
130

“E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa.” (Mateus 5.15)

Cada coisa em seu devido lugar. Já ouviu essa expressão? Ela nos transmite a ideia de que há uma ordem, um lugar a adequado para cada coisa. Será que há também para cada pessoa um lugar apropriado? Jesus está falando neste trecho do Sermão do Monte sobre sermos sal e luz e diz que devemos, como luz, estar no lugar apropriado, como uma candeia (lamparina) que é colocada no lugar apropriado para iluminar. Há um lugar apropriado para mim e para você. E talvez não seja o lugar em que estamos agora. Um lugar em que nos colocamos ou que outros nos colocaram. Ou, quem sabe, até estejamos no lugar certo, mas de forma errada. E aí o lugar até pode ser o adequado, mas nós não estaremos apropriados para o lugar. Em que lugar você está?

O “lugar apropriado” pode envolver um local ou posição que ocupamos na vida, na sociedade, mas certamente envolve nosso modo de agir, a maneira como estamos vivendo nossas vidas. As pessoas podem nos colocar em determinados lugares por nos verem ou nos tratarem de determinada forma. Mas o que realmente conta, o que importa, é o lugar em que nós mesmos nos colocamos. O que pesa mesmos é o modo como nos vemos e nos permitimos viver a vida. A vontade de Deus para todos nós é que nossa vida tenha valor verdadeiro e singular. Temos uma contribuição a dar para a história, mas não a daremos se não estivermos no lugar apropriado, se não discernirmos o modo apropriado de viver, se não compreendermos o que dá real valor à nossa vida. E para isso precisamos ser guiados pela vontade de Deus.

Estamos vivendo segundo a vontade de Deus? Esta é uma questão muito pessoal, embora possa envolver aspectos comuns a todos nós. Deus quer que todos vivam em amor, amando a Ele sobre tudo e ao próximo como somos amados por Ele. Mas há aspectos particulares, que dizem respeito exclusivamente a cada um de nós. Como você tem usado seus recursos, sua posição, sua influência e as oportunidades que tem tido? Como tem usado seu tempo e seus talentos? Você está no lugar apropriado? O chamado de Deus para nós não é para que satisfaçamos nosso orgulho e ambições sem virtude. Brilhar só é brilhar se brilhamos aos olhos de Deus. Para que sejamos luz para outros e nossa vida honre a Deus. Se sua vida iluminar a de outros, sua vida honrará a Deus. E se se dedicar a honrar a Deus, Ele fará de sua vida uma luz para outras vidas. Ocupe o seu lugar. Não qualquer lugar, mas o lugar apropriado! Aquele que Deus tem para você.

Compartilhar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.