A vida é um sopro

0
177
Ricardo Boechat – Reprodução

Talvez este seja o título mais próximo do que relato agora. Voltei do almoço nesta segunda-feira (11/02) extasiado e abalado com a notícia de que o jornalista RICARDO BOECHAT (que tanto acompanhava e admirava pela sua competência profissional e democrática de pensar) havia falecido num acidente de helicóptero na Rodovia Anhanguera, em São Paulo. A pouco, às 7h30 nesta segunda, havia escutado ele no seu programa diário na rádio BANDNEWS. É impossível não refletir na brevidade da vida… ou urgência da morte!

Chega a ser insano não pensar nisso, e perder seu precioso tempo guardando o que não tem, provando sempre os mesmos sabores e limitando-se ao previsível. Existir não faz de ninguém especial, é preciso viver todos os dias… não sabemos o que nos espera o amanhã? Viver é uma grande surpresa e aventura todos os dias. Imagine se o seus dias estiverem contados, o que você diria sobre o seu passado? Tudo valeu a pena? Já parou para pensar que não sabemos como será o amanhã, mesmo que passemos tempo demais planejando o dia seguinte? Do nada um vento sopra mais forte e leva tudo o que desejamos para longe de nós, e os nossos planos não servem mais para nada. A vida é um sopro!

Por isso não espere pra pedir perdão à alguém, não protele aquele amor que você não viveu, não limite suas boas ações ao próximo, não impeça sua vontade de saborear algo novo na vida, não deixa pra trás aquele encontro com o amigo saudoso. Viva…viva…viva a vida! Ela é um sopro. Desperte o seu melhor. A vida é curta demais pra perder tempo com coisas fúteis. Não importa com que idade morremos, nenhum aniversário nos é suficiente. Não espere o seu tempo chegar ao fim, faça o seu melhor agora.

A gente retorna com muita rapidez a rotina da vida comum, as batalhas que nos destroem e distraem da verdadeira luta existencial. Por isso seja o seu melhor no dia de hoje. A Bíblia nos ensina algo muito importante. O Apóstolo Tiago diz em sua epístola: “Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.” (Tg 4:14)

Deus nos fez alma vivente. Nos criou com um “sopro de vida” e assim seremos entre um sopro e outro. O que nos resta é a vida que vivemos e o legado que deixamos. Faça valer a pena. Desconhecemos a agenda de Deus, desconhecemos o dia em que seremos só um sopro. Que Deus console a família e amigos de Boechat, e que nos dê sabedoria para vivermos nossos dias com leveza, alegria e paz!

Por Bruno dos Santos, Teólogo, Escritor, Lifecoaching e Palestrante.

Compartilhar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.