Sobre nós o seu jugo!

0
107

“Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.” (Mateus 11.29)

Nossa jornada espiritual, diante de tudo que as Escrituras revelam sobre o que Cristo fez por nós, envolve também nossa responsabilidade. É nossa a decisão de ir a Ele, ir Àquele que veio ao mundo por nós. Aquele que veio ao mundo para nos salvar nos convida a Si, para sermos salvos. A salvação não é uma imposição, é uma dádiva. Ela é um tipo de vida que se estabelece em nós, cujo caráter definidor é a presença de Deus e Seu amor. Essa presença e amor mudam tudo e muda-nos completamente. Mas a decisão é nossa. Devemos ir a Jesus e isso inclui também tomar sobre nós o seu jugo. O jugo não é imposto, forçado. É também uma escolha.

Os ouvintes de Jesus sabiam claramente do que Ele estava falando. Eles, sem dúvida, já haviam visto muitas vezes e talvez eles mesmos fizessem isso: colocar um jugo sobre um animal. Uma vez debaixo do jugo o animal estava agora a serviço de seu dono. Cumpriria a rotina, realizaria a vontade daquele que o havia subjugado, colocado sobre ele o jugo. Eles entenderam isso e nós precisamos entender. Porque Jesus disse, não que colocaria sobre nós o Seu jugo, que nos subjugaria, mas nos propôs: coloquem sobre vocês o meu jugo. A escolha é nossa e tem implicações: estaremos submetendo a Ele a nossa vontade, liberdade e prioridades. Confiamos o bastante para isso? Cremos o bastante para isso?

Confiamos o bastante para acreditar que os pensamentos propostos por Jesus são melhores que os nossos? Que amar os inimigos e fazer bem aos que nos maldizem é melhor que vingar-se? Que perdoar é melhor que guardar mágoas? Acreditamos que dizer “não” a nós mesmos para dizer “sim” a Ele é o melhor para nós? Estamos dispostos a buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua justiça e cremos que fazendo assim nossa vida será suprida e estará em ordem? E quanto à nossa justiça? Ela está além de regras e aparências, sendo superior à dos fariseus, como Jesus disse que deveria ser? Tudo isso exemplifica o que é colocar sobre nós o jugo de Jesus. Ele disse que é fazendo isso que encontraremos descanso para nossas almas. Você acredita?

Compartilhar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.