Estejam sempre alertas II

0
92

“Dediquem-se à oração, estejam alertas e sejam agradecidos.” (Colossenses 4.2)

Havia muitas razões possíveis para que o apóstolo pedisse aos colossenses que estivessem alerta. Uma delas é porque nesta vida há riscos, ilusões e dores. Não podemos evitar todas, mas podemos evitar muitas. Estamos sujeitos a sofrer mas não devemos agir de modo irresponsável, descuidado, e precisar sofrer uma perda, dor ou crise que poderia ser evitada. Como se diz, prevenir é melhor que remediar. Podemos dizer que na vida há armadilhas. Uma armadilha caracteriza-se por oferecer algo que nos atrai de forma aparentemente segura, mas depois revela-se uma prisão. É assim que se cai em vícios destrutivos e desenvolvem-se histórias que destroem relacionamentos. 

Há muitas razões para estarmos alertas. Jesus disse que neste mundo teremos aflições, mas deveríamos manter o ânimo (Jo 16.33). Podemos somar à palavra de Jesus a palavra de Paulo: neste mundo teremos aflições, devemos estar alertas e manter o ânimo. Afinal, estar alerta é também uma orientação de Cristo: “vigiem” (Mt 26.41). Jesus é ainda mais enfático. O que pode parecer uma benção, pode terminar como aflição, dependendo de como agirmos. É nesta categoria que está o dinheiro, algo que necessitamos, desejamos, mas que não devemos amar. Paulo disse a Timóteo que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males e que muitos cobiçando-o, desviaram-se e feriram a si mesmos com muitas dores (1 Tm 6.10). Cuidado com o lugar do dinheiro em sua vida!

Se nos dedicarmos à oração, será mais fácil praticarmos este estado de alerta que Paulo aconselha. E se estivermos alertas, reconheceremos o quanto precisamos orar e oraremos mais. Não perderemos oportunidades. Não desprezaremos pessoas. Estar alerta não é estar sob tensão, não é algo que rouba-nos a tranquilidade. Ao contrário: se estivermos alertas como Paulo pede, preservaremos nossa tranquilidade pois resistiremos mais e melhor ao mal e praticaremos mais e melhor o bem. Esteja alerta hoje, cuide melhor do seu hoje. Não perca o foco e viva com sabedoria. Ore! Peça a Deus para guardar e guiar você. Peça que envolva você no que Ele estiver fazendo. Esteja alerta. Seja uma benção. Dedique-se à oração.

Compartilhar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.