Eu tenho esperança e você?

0
164

“Porquanto, ainda que a figueira não floresça, (…), eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação.” Habacuque 3.17-18

Diariamente somos bombardeados com notícias que nos chocam e nos colocam diante da perversidade humana – crianças mortas ou violentadas pelos próprios pais, mulheres assassinadas pelos seus companheiros, inocentes mortos ou feridos em atentados terroristas, milhões de adolescentes e jovens sendo tragados pela destruição das drogas – enfim, centenas, milhares de situações terríveis que minam a nossa capacidade de crer ou de esperar por dias melhores.

A consequência é a perplexidade que gera perguntas como: Como manter a esperança nestes tempos difíceis em que vivemos? Como crer, se todas as evidências nos levam a pensar que não há razões e nem motivos para esperar o melhor?

O profeta Habacuque viveu em dias amargos e suportou situações semelhantes às que enfrentamos agora. Frente à dor e ao horror que experimentavam como resultado da invasão e conquista de sua terra pelas tropas do exército babilônico. No mundo rural em que vivia, Habacuque ilustra a sua dor e a tristeza do seu povo com o uso de exemplos extraídos da sua vivência: as frustrações se manifestaram na figueira que não floresceu; na parreira que não produziu uvas; as plantações não produziram o trigo ou a cevada; os currais de ovelhas foram saqueados e os de vacas, dizimados – ou seja: tudo que não deveria dar errado, falhou! Entretanto, ainda assim, ele conseguiu crer e esperar pela manifestação do amor e da graça de Deus!

E agora? E hoje? A nossa situação, guardadas as proporções e com a devida contextualização, é semelhante! As tragédias que nos atingem podem roubar a nossa fé e a nossa esperança. Por isso, mesmo que nada saia ou seja como queremos ou esperamos é preciso manter a fé e crer. Contra toda evidência, é preciso que creiamos que é possível “alegrar-se no Senhor e exultar no Deus da nossa Salvação!”.

Jesus espera que você mantenha a fé e a esperança. Ele deseja que você permaneça com os seus olhos da fé voltados para ele e que você não permita que as circunstâncias destruam sua confiança! Ore a Deus e peça: Senhor Jesus, me ajude a crer em ti e a permanecer firme em seus caminhos.

Pr. Gilton Medeiros
Pastor da Igreja Batista Jardim Santíssimo – RJ
Colaborador deste Portal

Compartilhar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.