Uma pergunta importante

0
95

“Um deles, perito na lei, o pôs à prova com esta pergunta: Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” (Mateus 22.35-36)

Veja o que temos aqui: um homem capaz, bem preparado para ensinar sobre a lei. Todo o conteúdo dos ensinos de Moisés e demais escritos haviam sido estudados por ele. Ele é considerado um perito da lei. Um perito é alguém com perícia para algo, que se especializou para realizar certa tarefa. Outra tradução traz “doutor da lei”, mas alguns indicam que a melhor tradução seria “um homem capacitado para interpretar a lei”. Aquele perito usou sua perícia para propor uma armadilha para Jesus. Sua perícia não estava sendo usada para o bem, mas para fins reprováveis. Ele seria o porta-voz de um teste para Jesus. Alguns dizem que a educação é o que precisamos para salvar nosso país. Mas é interessante que estejamos sendo roubados por pessoas muito bem educadas!

Educação importa e, de fato, precisamos de mais educação para sermos uma nação melhor. Mas isso deve incluir a transmissão de valores e princípios que promovam a honra e a ética nas relações, a justiça e a paz. O perito da lei interrogou a Jesus: “Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?”. Ele esperava colocar Jesus em aperto. Ele desconhecia diante de quem estava. Ali estava o próprio Senhor da Lei. Mais que isso: Senhor da vida! Apesar das intenções reprováveis, que bom que ele tenha dirigido esta pergunta a Jesus. Pois a resposta interessa a todos nós. O maior mandamento da lei representa o que de mais importante devemos fazer. Nosso maior propósito.

A pergunta do perito da lei pode ser uma benção para nós. Assim como a dúvida de Tomé (Jo 20.26-29), que nos deu mais provas da ressurreição de Jesus. Bem como o fracasso de Pedro (Mt 26.33-35), que foi levado a entender que, entre ele e Jesus, quem sustentava a relação era Jesus e não ele, como pensava. O maior mandamento da lei diz respeito ao que de mais importante poderemos fazer nesta vida. Precisamos dessa resposta, pois há outras e talvez estejamos sendo orientados por elas. Tendo ou não se perguntado sobre o grande alvo da existência, alguma resposta está influenciando você. Já parou para considerar qual seja? Qual o seu grande desafio na vida? O que orienta seus anseio e lutas?

Compartilhar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.