O Papel do Educador Cristão

0
146

Ensinar a criança no caminho, de acordo com a Bíblia, é de responsabilidade dos pais. Na igreja o Ministério de Educação Cristã deve dar suporte à família. Uma Educação Cristã relevante faz toda a diferença neste apoio. O papel do Educador Cristão na Igreja é sem dúvida muito importante. Ele é responsável por construir junto aos estudantes um conhecimento que norteará toda sua vida. Ele também deve ser amigo, um mediador do conhecimento bíblico e acima de tudo um exemplo. Um bom educador é segundo Alves (2001,p.25) “uma criatura luminosa. Onde quer que vá a escuridão desaparece. A Palavra de Deus, resplandecendo sobre sua vida, o torna uma pessoa especial. Diante disto, há uma grande responsabilidade, a de ensinar as verdades contidas na Bíblia e praticá-las.

Conforme Dornas (1998, p.33) “o professor contemporâneo precisa nutrir pelo aluno um respeito muito grande. “Os alunos não podem ser vistos como seres que não sabem nada. Cada um traz para dentro da classe suas experiências, e isto deve ser respeitado. Conhecer este aluno é um grande desafio, pois para exercer o seu chamado, o professor Cristão precisa disponibilizar de tempo e dedicação. Uma grande dificuldade que tem atrapalhado o desenvolver da educação relevante, segundo Gagliardi o fato de que na Igreja, o grande problema é que essa sociedade ativista, no corre-corre pelo sustento, toma, frequentemente, os  professores da Escola Dominical em pessoas sem tempo, sem  ideias, sem  sonhos, apenas ativistas em suas funções.(1997,p. 13)

O que impede então o professor de buscar um ensino diferente? Como Gagliardi (1997,p.46) comenta “no ensino, é o amor que impede acomodação, o desleixo, a improvisação a preguiça:· Este amor é um dos princípios básicos que o professor deve ter em sua vida. Wilkinson (1998,p. 13) comenta que “o professor é o elo vivo entre o conteúdo e a classe, e a forma como realiza esta tarefa constitui o cerne do ensino.” Este elo deve permitirá construção do conhecimento em conjunto com as crianças. Todo professor tem sonhos. Conforme Demo (2004,97) “a obra de arte do professor é um aluno que sabe pensar.” Encontrar a realização destes sonhos passa por vários desafios. Muitos são então os desafios do educador cristão. Segundo Demo o professor do futuro, “precisa entre outras qualidades ser um pesquisador, formulador de proposta própria, ou seja, precisa saber elaborar com autonomia, buscar uma trajetória prática para a reconstrução do conhecimento, atualização permanente, instrumentação eletrônica, interdisciplinaridade.” (2004,p. 77-90)

Pensar nestas qualidades mostra que o professor cristão precisa de tempo de oração, estudo bíblico, ser perseverante, intercessor. Necessita também, de convicção para a chamada do que está realizando, convicção está que vem de uma intimidade com Deus. Com esta intimidade o professor conseguirá ter então uma visão correta da obra de Deus e todos os desafios da atualidade. Portanto, o desafio da atualização constante é pertinente ao professor que quer desenvolver um ensino relevante.

Por Robson Maurício GhediniProf. Me. da Faculdade Batista do Paraná

Referências Bíblicas

ALVES,Rubem. Lições de feitiçaria. São Paulo: Editora Loyola,2000.

BÍBLIA. Português,Bíblia Sagrada: nova versão internacional. São Paulo: SBI,2000

DEMO,Pedro. Professor do futuro e reconstrução do conhecimento.Rio de janeiro: Vozes, 2004.

DORNAS, Lécio. Vencendo os inimigos da escola dominical. São Paulo: Eclésia, 1998.

GAGLIARDI, Ângelo. Educação religiosa relevante. Rio de Janeiro: Editora Vinde,1995.

WILKINSON, Bruce. As 7 leis do aprendizado: como ensinar quase tudo a praticamente qualquer pessoa.Belo Horizonte:Editora Betânia,1998.

Compartilhar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.