Uma lição para Pedro

0
72

“Novamente Jesus disse: Simão, filho de João, você realmente me ama? Ele respondeu: Sim, Senhor tu sabes que te amo. Disse Jesus: Pastoreie as minhas ovelhas.”
João 21.16)

O dia estava amanhecendo. As experiências da ultima semana tinham sido muito intensas. Pedro estava emocionalmente abalado e intelectualmente confuso. Ele havia deixado tudo para trás e andado com Jesus por mais de três anos. Sentia-se fracassado. Não bastasse o fato de Jesus ter sido crucificado, ele havia negado o Mestre. Estava decepcionado e abatido. O que seria dele e dos outros a partir de agora? Nem a pesca o havia animado como esperava. Mas com o nascer do sol, uma surpresa. Jesus foi ao seu  encontro e na praia lhe oferece um café da manhã. O Mestre ainda tinha uma lição a ensinar. Uma lição para Pedro. E isso mudaria sua vida. Daria sentido a tudo. O levaria a superar o que lhe roubava o ânimo.

“Simão, filho de João, você realmente me ama?” Jesus lhe perguntaria três vezes. Como poderia convencer a Jesus de que o amava? Os fatos pesavam contra Pedro. “Sim, Senhor tu sabes que te amo.” Pedro sabia que Jesus conhecia seu coração, seus sentimentos. Mas o Reino de Deus é mais que sentimento. A fé é morta sem obras e sem obras o amor também é morto. Então Jesus lhe ensinou a lição de como deveria mostrar seu amor: “Pastoreie as minhas ovelhas”. Pedro havia fracassado em sustentar seu amor por Jesus, mas agora Jesus lhe diz o que deveria fazer para mostrar que realmente o amava.“Se você me ama, então mostre seu amor servindo àqueles a quem eu amo, por quem dei a minha vida”. Este é o significado das palavras de Jesus.

As pessoas não poderiam mais ouvir os ensinos de Jesus ou serem surpreendidas por Seu olhar amoroso, sua bondade e graça. Agora caberia a Pedro amá-las e servi-las. Para amar a Jesus deveria amar as pessoas. Para servir a Jesus deveria servir às pessoas. Jesus chegou a dizer que é no encontro com os necessitados que nos encontramos com Ele de fato. “Quando servirem aos necessitados, aos pequeninos, é a mim que estarão servindo” (Mt 25.40). E era assim assim que Pedro seguiria em frente. Você tem amado a Jesus? O tem servido? Tenha cuidado com sua religiosidade. Cuidado para que, distraído com as tarefas da sua religião, não negue o amor a Jesus, esquecendo-se ou negando-se a amar e servir às pessoas. A lição de Jesus para Pedro é também para mim e para você. Se amamos a Cristo, então, amemos e sirvamos às pessoas. 

Compartilhar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.