Propósitos para o novo ano – "Uma mente em constante renovação"

0
87

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12.2)

O segundo propósito que convido você a abraçar para nele permanecer durante todo o ano de 2020 é um que diz respeito à sua mente. Ela é centro de referência para compreensão da vida, de si mesmo e também de Deus. Não devemos estar entregues exclusivamente a ela, pois ela é sujeita a falhas e aprende de tudo, até o que é errado. Podemos contar com o próprio Deus, que nos ajuda a ver, compreender e interpretar melhor. Ele é nosso aliado para que tenhamos uma mente saudável e em constante renovação. Mas é nosso dever cuidar o melhor possível dela. Richard M. Weaver escreveu em 1948 um livro que se tornou um clássico: As Ideias Tem Consequências. Nele o autor discute os problemas do mundo aprontando decisões sem sabedoria como suas causas principais. É preciso pensar sobre o que pensamos e acreditamos.

Por isso, em 2020, busque manter sua mente em constante renovação. Leia mais e veja menos televisão. Ouça pessoas que pensam diferente de você e aprenda avaliar. Dedique-se à leitura das Escrituras, mas de um jeito novo. Permita-se fazer perguntas, aceite suas dúvidas. As vezes não entender e continuar pensando a respeito, e orando, é a melhor maneira de compreendermos as Escrituras. Leia Jesus, com calma. Veja as cenas dos Evangelhos, com calma. Rejeite interpretações apressadas. Caminhe com Jesus enquanto lê os Evangelhos. Ore e peça a Deus sabedoria, discernimento. Não se iluda: o significado da vida não fica boiando na superfície dos acontecimentos. Nem o significado das Escrituras pode ser encontrado apenas nas palavras. É preciso mais que ler as palavras. Busque grupos de apoio e reflexão. Selecione com cuidado suas fontes. Como dito, ideias tem consequências e há muitas ideias estragadas por aí.

Veja a orientação do apóstolo: não sigam a multidão, mas transformem-se por meio da renovação da mente de vocês, para que possam experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. O que Deus deseja para sua vida em 2020? O que Ele deseja mudar, acrescentar, tirar? A vontade de Deus é o que de melhor poderá acontecer em sua vida em 2020. Precisamos de uma mente renovada para nos deixar guiar por Deus na concretização de Sua vontade. Isso envolve a ação de Deus, que é indispensável e sem ela, nada feito! Mas também envolve nossa postura diante da vida. A atitude de quem quer saber, aprender e crescer. Sem isso, correremos o risco de ficar cegos para Deus, de ficar cegos para as pessoas, de ficar cegos para a vida. Correremos o risco de resistir à vontade de Deus, e as vezes fazer isso até mesmo acreditando estar indo em direção a ela! Uma mente renovada melhora relacionamentos. Com Deus, com a gente mesmo e com as pessoas. Busque isso. E eu lhe asseguro: você não se arrependerá!

Compartilhar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.