Jesus Cristo: Divino e Humano

0
126

Desde o seu início, o cristianismo se firmou sobre a convicção de que Jesus Cristo era verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Essa convicção é essencial para a fé e a doutrina cristãs. Entretanto, no decorrer dos séculos, heresias se levantaram para tentar negar a natureza divina ou a natureza humana de Jesus.

Heresia número um: “Jesus não era Deus”. Segundo essa concepção, Jesus de Nazaré seria um simples homem, ou um espírito iluminado, ou um anjo, ou “um deus”, mas não seria o Deus Todo-Poderoso. Exemplos dessa linha de pensamento são: Arianismo, Testemunhas de Jeová, Espiritismo. Resposta bíblica: Estamos “aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo” (Tito 2.13).

Heresia número dois: “Jesus não era homem”. De acordo com esse pensamento, quando Deus se manifestou em Jesus de Nazaré, ele apenas assumiu a aparência da humanidade, sem se tornar, realmente, humano. Exemplos dessa linha são: Marcionismo, Docetismo, Gnosticismo. Resposta bíblica: “Nisto conheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo espírito que não confessa a Jesus não é de Deus; mas é o espírito do anticristo” (1 João 4.2,3).

Jesus Cristo é divino e humano – por isso ele pode nos salvar! “Pois que Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões” (2 Coríntios 5.20).

Jesus Cristo é divino e humano – por isso ele pode nos entender! “Pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado” (Hebreus 4.15).

Jesus Cristo é divino e humano – por isso ele pode nos ajudar! “Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, porquanto vive sempre para interceder por eles” (Hebreus 7.25).

A esse Cristo, divino e humano, entreguemos as nossas vidas!

Pr. Marcelo Aguiar

Compartilhar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.