Propósitos para o novo ano – "Invista na sua Amizade"

0
92

“Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido.” (João 15.15)

O quinto propósito que lhe convido a abraçar e nele perseverar durante o próximo ano diz respeito a uma conquista que vale mais que dinheiro. O dinheiro tem mais limitações do que percebemos em princípio e pode ser a razão de uma das piores pobrezas da vida humana: a pobreza existencial, de sentido. O amor ao dinheiro o transforma numa fonte de males para a vida. O que este propósito visa conquistar e preservar coloca-nos no caminho que dá sentido à vida. Que multiplica alegrias e renova a alma. É um investimento no que vale mais que dinheiro, embora muitos não acreditem nisso. Quanto dinheiro é necessário para que alguém seja considerado ou se considere rico? Depende da sociedade, da ambição por riqueza. Mas se tivermos cinco amigos com quem podemos contar e a quem contaríamos as verdades de nossa vida, somos invejavelmente ricos.

Por isso, em 2020, invista em amizades para a vida! Não despreze amigos. Tenha quantos puder ter e procure mante-los. Cultive amizades tão sólidas e saudáveis que esses amigos revelem-se mais próximos que parentes. Não gaste tanto tempo ou preocupe-se tanto com seu Instagram, seu Facebook, seu LinkedIn ou Twitter. Eles podem apenas lhe dar “contatos”, um tipo novo de pessoa que a tecnologia criou. Todos temos contatos e somos contato. Amigo é outra coisa. Amigos são conquistas ao mesmo tempo que são dádivas. É interessante como não fazemos amigos de forma lógica ou  controlável. Há algo interior que nos liga aos amigos que enriquecem nossa vida. Mas amigo é sempre bom e ser amigo para outros é honrar a Deus, que nos mandou amar. Amigo é para se guardar do lado esquerdo do peito, como diz a canção citando outra canção.

Amizade é tão importante que a concretização do discipulado realizado por Jesus teve como sinal de êxito a amizade. Jesus os chamou de amigos. Deu-lhes o direito de conhecer segredos, chegar mais perto. Deus gosta de fazer isso. Ele fez isso com pessoas ao longo da história. Abraão foi chamado amigo de Deus (Tg 2.23). E não foi o único. Amigos tem espaço existencial comum. Tem comunhão. Deus nos oferta isso. Devemos aprender a ser amigos e valorizar nossos amigos. Envelhecer com amigos é uma dádiva maravilhosa. As vezes um amigo nasce de um encontro casual, mas não é mera casualidade alguém se tornar nosso amigo. Um cristão deve ter a virtude de saber ser amigo e manter amigos. Pois Deus se faz amigo. Em 2020, seja mais amigo e seja um amigo melhor. Jamais utilize pessoas como meios ou recursos. Ame pessoas e use coisas. Jamais o contrário. Invista em amizades para a vida. Eu lhe garanto: você não se arrependerá.

Compartilhar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.