O Caminho da Sabedoria

0
108

09“Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança, e tornam sábios os inexperientes.” (Salmos 19.7b)

“A lei do Senhor é perfeita, e revigora a alma”. Vimos isso na primeira parte deste verso. E Davi repete a afirmação, ampliando seu sentido. Procurando dar mais clareza sobre o que ele encontrou na experiência com a lei de Deus. A leitura da história do salmista, desde sua juventude quando cuidava das ovelhas de sua família, revelam seu respeito aos princípios que havia aprendido na lei do Senhor. Em muitos momentos, o modo como Davi reage aos acontecimentos claramente expõe a perspectiva de quem está sob influência do temor ao Senhor. Depois do notório episódio em que enfrentou Golias, o que o levou a se tornar conhecido de toda a nação e sua vida mudou radicalmente, tudo poderia ter dado errado, não fosse a piedade e humildade de Davi. Ele tornou-se parte do staff de Saul, o rei, o primeiro rei de Israel, e passou a enfrentar muitos problemas. Porém, especialmente pelo modo como reagiu aos reveses e injustiças, deixa claro que ele era alguém cheio de temor ao Senhor e de sabedoria.

A expressão “testemunhos do Senhor” é simplesmente um outro jeito de Davi referir-se ao que, na primeira parte do verso, chamou de “lei do Senhor”. Ele diz que os testemunhos do Senhor são dignos de confiança. Que mensagem isso nos transmite? A mensagem de que podemos obedecer, ainda que no momento não entendamos claramente porque devemos praticar aquela conduta. Algumas vezes nosso desejo e lógica nos indicarão caminhos diferentes dos orientados pelos testemunhos do Senhor. Davi nos chama a confiar e obedecer. Em vários textos do Antigo Testamento, também do Novo e nos ensinos de Jesus, a humildade e a disposição em servir, por exemplo, são caminhos indicados como seguros para uma vida honrosa e feliz. Não é assim, porém, que o mundo à nossa volta funciona. E isso vale também para muitos outros mandamentos, como o amor aos que se fazem nossos inimigos, a honrar a Deus com os nossos bens ou mesmo o perdão das ofensas a quem nos fere. O que Davi está dizendo é: “Diante do conflito entre o que Deus lhe manda fazer e seus próprios sentimentos ou a lógico do mundo à sua volta, confie na lei do Senhor! Este é o caminho da sabedoria! Você jamais se arrependerá!”

A obediência aos testemunhos do Senhor coloca os inexperientes no caminho da sabedoria! Imaturos encontram maturidade. Jovens podem ensinar a idosos a melhor atitude. A obediência ao que o Senhor nos manda fazer no encaminhará para as melhores soluções diante dos piores cenários e problemas. Quando o amor, o respeito, a generosidade, a humildade, a sinceridade, a verdade nos guiam, a sabedoria está presente. Vivemos tempos de tanta insensatez. Tempos em que recursos, oportunidades, riquezas e vidas tem sido desprezadas, desperdiçadas, a troco de tão pouco. O imediatismos, o vício no aqui e agora, acabam destruindo possibilidades e comprometendo o futuro de muitos. Como cristãos devemos fazer melhor do que apenas seguir a multidão. E faremos, se confiarmos nos testemunhos do Senhor. Que suas atitudes revelem a sabedoria própria de quem escolheu confiar em Deus e não em si mesmo!

Convenção Batista Fluminense
Compartilhar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.