Vida, Aprendizado e Fé

0
92

“Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece.” (Filipenses 4.12-13)

Na vida não basta ter fé, é preciso aprendizado. Pode parecer que eu esteja desvalorizando a fé. Pode soar mal para alguém que goste de afirmar que a fé resolve todas as coisas. Mas, sustento minha declaração: na vida não basta fé, é preciso aprendizado. Mesmo porque, ter fé não é algo que substitui a necessidade de aprendizado. E a verdade é que cremos melhor na medida que aprendemos com a vida. Vida e fé se entrelaçam. A vida ensina e fortalece a fé. A fé capacita e dá coragem diante da vida. É triste alguém cuja fé a incompatibiliza com a vida. É lamentável uma fé que nos deixa estagnados diante da vida. Crer e não aprender com a vida e tão triste quanto aprender com a vida e não crer. No texto de hoje Paulo une fé e vida, aprender e crer. E faremos bem se fizermos como ele fez.

Estamos ainda em meio a esta pandemia. O que temos aprendido? O que temos crido? Como nossa fé tem afetado nossa vida e nossa vida atuado sobre nossa fé? Tenho aprendido algumas coisas. Uma delas tem a ver com paciência. Tenho, desenvolvido um pouco mais de paciência, creio. O que não significa que eu não seja impaciente em algum dias. Mas aí conto com a paciência que tenho aprendido a ter comigo mesmo. E acaba que, de um jeito ou de outro, sou paciente. Tenho aprendido a analisar situações e falas. Um aprendizado importante, neste momento de tantas falas! Tenho aprendido a não lutar todas as guerras, a não reagir, responder ou enfrentar todas as pessoas. O que não significa que eu sempre vá deixar de enfrentar todas. Enfrentarei algumas. Espero sair de tudo isso com mais aprendizados, com mais clareza sobre o que fazer e quem ser. Mais atento ao processo que pode me jogar de novo numa roda viva e que me arrasta pelos dias de forma tão automática e acelerada, que depois não tenho ideia do significado desses dias para minha história. Só sei que passaram, e que foi rápido!

Tenho também aprendido a crer. Não apenas a acreditar, mas a viver pela fé. Paulo disse que aprendeu muitas coisas e se sentia capacitado para a vida, viesse o que viesse, por causa daquele que o fortalecia. O que ele esta dizendo é: por causa daquele em quem creio e por causa do que aprendi, sinto-me preparado para enfrentar qualquer coisa! A fé em Cristo não a fé em alguém cujo poder resolve todos os problemas. Por isso precisamos aprender. A fé em Cristo é a fé naquele cujo amor, presença e graça nos capacita para lidar com a vida e enfrentar as mais diversas situações possíveis a quem está neste mundo. Por isso, crer e aprender a viver, são realidades inseparáveis. Então, cresçamos na fé e no aprendizado com a vida. Amadureçamos na relação com Deus e com as pessoas. Saibamos lidar conosco e com as situações. Podemos. Sim, como Paulo podemos tudo pela fé naquele que nos fortalece para viver e aprender.

Convenção Batista Fluminense
Compartilhar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.